A luz de uma filosofia que tudo ilumina

d6a.jpgAllan Kardec, o homem que, com a supervisão de entes desencarnados de alto padrão moral e intelectual, deu a formatação do conjunto dos conhecimentos espíritas em meados do século XIX, declarou na obra A Gênese, capítulo I, item 55, que o Espiritismo, constituindo uma filosofia e uma ciência de conseqüências morais, jamais seria superado porque ?se novas descobertas lhe demonstrassem que está em erro sobre um ponto, ele se modificaria neste ponto; se uma nova verdade se revela, ele a aceita?. Disse mais o mestre lionês. Na Revue Spirit de setembro de 1866 afirmou que ?suas conseqüências tocam todos os ramos da ordem social, tanto no físico quanto no moral?.

Vejamos exemplos de ciências, além da filosofia e das artes, em que isto fica patente.

História: particularmente a Antiga do Egito, Roma, Índia, Grécia e Israel vincula-se à evolução do pensamento religioso da humanidade, à tese dos Exilados de Capela, examina os fatos bíblicos e da vida de Jesus. Analisa os costumes bárbaros e o progresso geral dos homens; as guerras e as grandes invenções comparados ao mundo de hoje; as Cruzadas e a Inquisição, a vida e martírio de John Huss (uma das reencarnações de Kardec) e outros como Galileu, Copérnico, Joana D?Arc, Buda, Confúcio, o xamanismo na civilização maia; o contexto histórico francês e mundial de Kardec e de sua obra espírita como o Iluminismo, o Positivismo, Marx, a Revolução Francesa e a Industrial.

Geografia e a diversidade de povos no mundo permite entender, aceitar e respeitar as diferenças étnicas, religiosas, raciais e culturais, os problemas alheios, suas vivências, a nossa família humana.

Biologia: nossos irmãos menores no dizer do mentor Emmanuel e sua evolução está em obras como Evolução em dois mundos, de André Luiz e Evolução anímica, de Gabriel Dellane; as semelhanças e diferenças entre os humanos e os primatas; a escassez de alimentos, os transgênicos, o instinto, princípio da inteligência; clonagem animal, espécies em extinção.

Economia: Para compreender as desigualdades da riqueza, o fenômeno da globalização, o desemprego, inflação, leis de mercado, tudo para análises sobre as leis humanas e a pobreza versus justiça divina e promoção social, leis de causa e efeito, situação do Brasil ?coração do mundo, pátria do evangelho?.

Geologia: as catástrofes naturais, suas causas, probabilidades, freqüência e a lei de causa e efeito e as expiações coletivas, espíritos agentes da natureza, o futuro da Terra.

POLÍTICA: conceitos básicos sobre regimes de governo, a democracia, as ditaduras, as teocracias, as guerras, a fome e as doenças endêmicas no mundo, a cidadania e o papel social do espírita, inclusive partidária, a ONU e outros organismos, as ONGs.

ECOLOGIA: O planeta como uma das moradas do Pai. Campanhas e parcerias para preservação ambiental, possíveis conseqüências materiais decorrentes dos abusos de leis morais contra a vida planetária; as leis de conservação e destruição.

DIREITO: pena de morte (leis a respeito em outros países), aborto (idem), eutanásia, o direito de propriedade (e ação, por exemplo, dos sem-terra), os direitos da mulher e dos adolescentes (a discussão da diminuição da maioridade), igualdade e cidadania (casamento entre homossexuais e adoção de filhos), a bioética, as leis morais.

FÍSICA: o magnetismo, campos de força, energia vital e a Energia Cósmica Universal, antimatéria e a ?matéria psi? e o Modelo Organizador Biológico de Hernani Guimarães Andrade, a lei de gravidade X levitação, comprovação científica da existência de Deus e a estruturação do Universo, a Óptica e a vidência.

ASTRONOMIA: a pluralidade dos mundos habitados e os sistemas planetários; comparação do conhecimento científico atual e os informados pelos Espíritos.

QUÍMICA: série estequeogenética de André Luiz, a cicatrização instantânea das cirurgias espirituais, as propriedades curativas da água magnetizada e do passe; os neurotransmissores cerebrais e os reflexos no humor (depressão), na mediunidade e nos distúrbios mentais diversos relacionados à obsessão; elementos constituintes da matéria orgânica como suporte de vida biológica em outros mundos.

MEDICINA: reprodutiva e as repercussões nos dos centros de força ou chacras na saúde em geral e nos sistemas circulatório, respiratório e reprodutivo; as curas, a fluidoterapia e as terapias complementares, as implicações do aborto, clonagem, células-tronco embrionárias, vida vegetativa e o coma (o perispírito, o desligamento dos aparelhos), os hormônios, principalmente a epífise e seu papel na mediunidade, reprodução assistida, o fenômeno da morte.

PSIQUIATRIA: as obsessões, regressões e terapias de vidas passadas, componentes mento-espirituais nos crimes hediondos e o apenamento máximo, enfermidades hereditárias e congênitas e as expiações/provações.

PSICOLOGIA: para o esclarecimento de desencarnados nas reuniões mediúnicas, no atendimento fraterno, na educação espírita infanto-juvenil, nas relações interpessoais no centro espírita; o sono e os sonhos, as idéias inatas, a educação geral, o animismo,

SOCIOLOGIA: justiça social, progresso, meios de comunicação de massa, o marketing religioso, a divulgação do espiritismo, a emancipação da mulher, a liberalização dos costumes, pesquisas na área do comportamento (sexual, familiar, profissional, do lazer), a educação formal, a ditadura da beleza.

FILOSOFIA: toda a especulação dos grandes pensadores sobre os magnos problemas da humanidade, Deus e o Cosmo material, a moral, as virtudes e os vícios, a organização humana em Estados, a liberdade, a política e a religião.

PEDAGOGIA: a arte de formar caracteres e não apenas homens instruídos, como definiu Kardec, a educação integral: física, intelectual, moral, social, ecológica, religiosa.

ARTES: a harmonia e a beleza, a música, o teatro, a pintura e a poesia, escultura, a literatura, a estética de modo geral, todas podendo servir de veículo à mensagem do Bem.

ATUALIDADES: econômicas, sociais, políticas, religiosas, esportivas, científicas, artísticas como exemplos de fatos diários a serem inseridos nas próprias experiências pessoais e coletivas.

Manancial imenso, inesgotável. A Doutrina Espírita é progressista, libertadora e promotora da felicidade. Oferece explicações para os fenômenos de toda ordem, sem a presunção de ser a única, porém, com certa vantagem por estar lastreada na razão e na lógica.

ADE-PR e-mail: adepr@adepr.com.br

Voltar ao topo