Substância proibida

Mulher perde lábio após ser enganada em preenchimento estético

Foto: colaboração.

Em 2020, uma mulher de 35 anos decidiu fazer um procedimento estético para preencher seus lábios, queixo e maçãs do rosto. No entanto, seis meses depois, acordou com o rosto inchado, vermelho e dolorido. Ao procurar um médico, foi informada que o produto utilizado não era aquele que ela esperava. Após uma biópsia, foi constatado que o preenchimento com PMMA foi a causa do processo inflamatório em seu rosto. A paciente, que acreditava estar sendo tratada com ácido hialurônico, se surpreendeu ao descobrir que o produto utilizado era, na verdade, PMMA.

Mariana Michelini, que infelizmente perdeu seu lábio superior após o preenchimento com PMMA, comentou que já se submeteu a vários procedimentos cirúrgicos na tentativa de reconstruir a região afetada. No entanto, ela ainda lida com as consequências do uso dessa substância em seu rosto. 

LEIA TAMBÉM:

>> Mulher que mora em Curitiba é suspeita de vender o próprio filho em Portugal

>> Vítimas do lixo: poluição de plástico leva animais marinhos à morte no Litoral do Paraná

O preenchimento facial com PMMA (polimetilmetacrilato) é um procedimento estético que tem se popularizado nos últimos anos. Mas afinal, o que é o PMMA e quais são os seus riscos na estética?

A médica dermatologista Dra. Renata Castilho explica que o PMMA é um preenchedor definitivo em forma de gel, utilizado em procedimentos estéticos e para correção de lipodistrofia, uma alteração da quantidade de gordura no corpo que pode ocorrer em pacientes com HIV. Ele é composto por microesferas de acrílico que são injetadas na pele para preencher rugas, sulcos e aumentar o volume dos lábios, por exemplo.

É importante destacar que, desde os anos 2000, os médicos não costumam mais utilizar o PMMA em procedimentos estéticos. Isso porque essa substância é permanente e pode aderir à pele, músculos e ossos. Além disso, quando há um processo inflamatório ou quando o paciente não gosta do resultado, remover o PMMA sem causar danos a essas estruturas é extremamente difícil.

“O caso de Mariana é um exemplo de como a falta de informação pode levar a consequências graves. Muitas pessoas ainda acreditam que o PMMA é uma opção mais barata e eficaz para preencher rugas e aumentar o volume dos lábios. No entanto, é necessário ressaltar que esse tipo de procedimento deve ser realizado apenas por médicos especializados e com o uso de substâncias aprovadas pela ANVISA.”. Informa a Dra. Renata Castilho.

Risco de deformidades e até câncer

Além dos riscos de inflamação e aderência aos tecidos, o PMMA também pode causar deformidades no rosto, já que o produto pode se deslocar do local de aplicação. Além disso, a substância pode causar reações alérgicas e até mesmo desencadear câncer, uma vez que contém substâncias tóxicas como o benzeno e o tolueno.

É importante lembrar que, mesmo quando realizados por profissionais qualificados e com substâncias aprovadas, os procedimentos estéticos podem apresentar riscos e devem ser realizados com cautela e responsabilidade. O ideal é sempre buscar informações e avaliar os prós e contras antes de optar por qualquer tipo de intervenção estética.

Portanto, se você está pensando em realizar algum procedimento estético, é fundamental buscar um médico especializado e de confiança, que possa esclarecer todas as suas dúvidas e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Lembre-se que a sua saúde e bem-estar devem estar em primeiro lugar.

“E se você já realizou algum preenchimento com PMMA e está enfrentando problemas, não hesite em procurar ajuda médica imediatamente. Lembre-se que a prevenção e a informação são as melhores formas de evitar complicações e garantir resultados satisfatórios em qualquer procedimento estético. Fique atento e cuide-se sempre!”. Finaliza a Dra. Renata Castilho.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.