Mubarak critica EUA por lentidão no Oriente Médio

O presidente do Egito, Hosni Mubarak, criticou nesta quinta-feira (10) o governo dos Estados Unidos pela lentidão na busca por uma solução da crise no Líbano, informou a agência de notícias do Oriente Médio um veículo estatal egípcio. "Os Estados Unidos não estão sendo rápidos o bastante para conter a situação", constatou o presidente do primeiro país árabe a assinar um acordo de paz com Israel e que é um dos principais aliados de Washington entre os árabes.

Mubarak também acusou de inação outros membros do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU). "A forma como o mundo lida com essa crise, dentro e fora do Conselho de Segurança da ONU, carece da velocidade e do equilíbrio necessários", disse ele.

Ele também atribuiu a crise no Líbano ao fracasso da comunidade internacional na busca por uma solução para o conflito entre israelenses e palestinos. "A não ser que os Estados Unidos e outros membros do Quarteto admitam o fracasso (na questão envolvendo os palestinos), essa crise apenas semeará outros crises", disse Mubarak em referência ao grupo de mediadores que inclui ainda a ONU, a Rússia e a União Européia (UE).

Voltar ao topo