MST desocupa fazenda pacificamente

O governo promoveu na manhã desta sexta-feira (04) a desocupação pacífica da Fazenda Pitanga, em Uniflor (a 49 quilômetros de Maringá, no Noroeste do Estado). A entrada da propriedade foi ocupada por cerca de 160 integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) na noite da última terça-feira (01).

De acordo com o major Palmas, que coordenou as negociações com os líderes do MST, todos os sem-terra deixaram a fazenda de forma espontânea e pacífica. Na noite de quinta-feira (03) um grupo de encapuzados invadiu o acampamento, tentando intimidar os sem-terra a tiros. Um dos acampados foi ferido e está hospitalizado. Para evitar possíveis conflitos na área, o governo enviou a Polícia Militar para efetuar a reintegração de posse, já determinada pela Justiça.

Na operação foram utilizados cerca de 250 policiais militares e um grupo deles permanecerá no local para evitar nova invasão e garantir a segurança tanto dos sem-terra como dos proprietários rurais. Paralelamente, serão feitas buscas por armamentos nas residências da região, com base no mandado de busca e apreensão expedido pela juíza da comarca de Nova Esperança, da qual faz parte Uniflor.

Voltar ao topo