Mosiah desiste da Copa do Mundo de Ginástica

O ginasta Mosiah Rodrigues terá de esquecer a participação na finalíssima da Copa do Mundo, na barra fixa – torneio que reunirá os oito melhores por aparelho, no mês que vem, em São Paulo. O gaúcho está na décima posição no ranking e poderia somar pontos no fim de semana, na etapa de Glasgow, Escócia. Mas terá de ajudar a equipe brasileira masculina nos Jogos Sul-Americanos, em Buenos Aires, com estréia da modalidade no sábado.

Mosiah substituirá Danilo Nogueira na Argentina, que se machucou no Mundial da Dinamarca, mês passado. "Sem o Danilo, a equipe ficaria fraca. E conversando com o meu técnico (Raimundo Blanco) decidimos que o melhor seria eu ajudar a equipe", diz Mosiah ao lembrar que em 2002 o Brasil foi campeão por equipes. Mosiah ganhou duas medalhas: prata no individual geral (competindo em todos os aparelhos) e ouro no cavalo com alças.

Além de Mosiah, a equipe será integrada por Vitor Camargo, Victor Rosa, Caio Costa, Luiz Augusto dos Anjos e Adan Santos.

O gaúcho estava bem próximo de conseguir uma vaga na final da Copa do Mundo. Ele é o 12º no ranking do torneio que para a decisão soma os resultados da temporada 2005/2006. No meio do caminho, dois atletas se aposentaram e Mosiah caiu para décima posição na barra fixa. "É uma pena. Estava bem perto da vaga. Este ano não participei das etapas. A última vez que me apresentei na Copa foi na etapa brasileira, no ano passado", conta Mosiah, que foi o único representante do Brasil no masculino na Olimpíada de Atenas/2004. Para Pequim, a equipe masculina terá de ficar em 15º lugar no Pré-Olímpico do ano que vem, para levar dois ginastas. Hoje, estão em 18º.

No início do ano, Mosiah fez uma cirurgia no ombro, por causa de "uma inserção no lombo do bíceps". Ficou parado por seis meses.

Recuperado, ele acredita em bom resultado do Brasil nos Jogos Sul-Americanos – competirá por equipes e por aparelhos (barra fixa, cavalo com alças, solo, salto e paralelas). Só não fará argolas ‘porque forçam os ombros’.

A equipe feminina terá Jade Barbosa, Milena Miranda, Khiuani Dias, Ethiene Franco, Thamires Araújo e Ana Claudia Trindade.

Voltar ao topo