Mortes no trânsito aumentam 9% em três anos no país

Brasília – Dados divulgados nesta quarta-feira (25) na Primeira Semana Mundial das Nações Unidas de Segurança no Trânsito promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que uma das principais causas de morte no país entre pessoas com menos de 59 anos de idade são os acidentes de trânsito, que aumentaram nos últimos três anos 9%. Em 2002, 32.753 pessoas morreram em acidentes de trânsito, e em 2005 os óbitos chegaram a 35.753.

?Estamos diante de uma epidemia. Alguns anos atrás, quando foi promulgado o novo Código Brasileiro de Trânsito, percebeu-se uma redução nesse número de acidentes com vítimas, mas logo depois esses números se reverteram e hoje nós temos um caso muito grave?, alertou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Segundo a pesquisa, os jovens são as principais vitimas no trânsito. Para o ministro essa situação precisa ser mudada desde o aprendizado escolar. ?A sociedade e as famílias têm um papel importante; as escolas têm um papel importante. Informar esses jovens e criar discussões acerca do tema deve ser uma prioridade?, afirmou o ministro. 

Outro dado apresentado na pesquisa é o aumento de 72% nas mortes em municípios com menos de 100 mil habitantes, entre 1990 e 2005. ?Nessas cidades existe o transporte ilegal de moto-táxi, precisamos aumentar a fiscalização sobre isso?, denunciou o ministro.

Voltar ao topo