Morre Facchetti, capitão da Itália na Copa de 70

O ex-jogador e presidente da Inter de Milão, Giacinto Facchetti, morreu nesta segunda-feira (04) aos 64 anos vítima de câncer. Ele estava internado há algumas semanas e com a saúde muito debilitada.

"Hoje nos deixou o 19º presidente da história da Inter, o campeão, o dirigente mais querido pela Fifa e pela Uefa, o marido e pai, avô e amigo", diz o comunicado estampado no site da Internazionale.

Nascido em Treviglio, nos arredores de Bergamo, Facchetti atuou como lateral-esquerdo e começou a carreira no Trevigliese. Em 1960, o italiano se transferiu para a Inter, onde revolucionou o papel do jogador nesta posição. Por sugestão do ex-treinador da seleção espanhola Helenio Herrera, o atleta iniciou a marcação individual e era autorizado a subir para o ataque.

Autor de 75 gols pela Série A do Campeonato Italiano, Facchetti conquistou com o clube milanês, onde atuou até 1978, dois títulos da Liga dos Campeões da Europa – 1964 e 65. Ele disputou 634 partidas e marcou 79 gols pela equipe.

Giacinto Facchetti foi o capitão da seleção italiana na Copa do Mundo do México, em 1970, quando a "Azzurra" foi derrotada pelo Brasil na final. O lateral defendeu a equipe nacional por 94 partidas. Ele substituiu Massimo Moratti como presidente da Inter em janeiro de 2004, depois de ter desempenhado as funções de vice-presidente.

Voltar ao topo