Moradores recebem confirmação do endereço pelo correio

A identificação das ruas e número predial é feita pelo setor de cadastro técnico da Secretaria Municipal de Urbanismo. Até o ano passado, isso só era feito depois que a planta de loteamento da área estivesse aprovada e registrada em cartório. Com isso, muitas áreas que foram ocupadas de forma irregular não apareciam no mapa oficial da cidade e não constavam do cadastro de CEP do Correio. Desta forma, os carteiros não entravam nestes locais.

Nas áreas em regularização pela Cohab o endereço só chegava depois de cumpridos todos os trâmites burocráticos para a aprovação e registro do loteamento. Como este processo era, muitas vezes, demorado (em função, por exemplo, de problemas na documentação original do terreno), os moradores ficavam aguardando muito tempo até que pudessem ter seu endereço.

A parceria da Secretaria do Urbanismo e Cohab permitiu adiantar alguns procedimentos e garantiu a entrada do cadastro técnico ainda na fase de aprovação dos projetos. Quando o trabalho é concluído, a Secretaria do Urbanismo comunica ao Correio, que cria um CEP para a área. O mesmo comunicado é feito ao setor de geoprocessamento do Ippuc e, assim, a rua passa a ser incluída no mapa da cidade. Para os moradores, o endereço chega com a colocação de placas nas ruas e a pintura do número das casas. Em seguida, a família recebe uma correspondência da Prefeitura informando oficialmente o nome da rua e a numeração predial. Se o morador desejar, poderá colocar a placa com o número do imóvel. Depois disso, é só aguardar o carteiro voltar.

Voltar ao topo