Monumentos de Curitiba ganham iluminação cênica

Turistas e curitibanos têm agora um motivo a mais para visitar Santa Felicidade à noite. O Portal de Santa Felicidade na Avenida Manoel Ribas acaba de ganhar uma iluminação especial, reservada apenas para grandes monumentos. No local, foram implantados dez projetores simétricos martelados de vapor de sódio de 400 watts. Uma verdadeira “injeção” de luz para marcar a entrada do principal bairro turístico e gastronômico da cidade.

O investimento foi de R$ 6,4 mil e faz parte do programa da Prefeitura de Curitiba para valorizar o patrimônio público e prédios históricos. Os painéis de Poty Lazarotto, na Travessa Nestor de Castro, no Centro da cidade, também receberam uma iluminação especial. No local, foram implantados cinco projetores de vapor metálico de 400 watts, além da substituição de quatro lâmpadas com maior potência e três equipamentos completos de “holofotes” de vapor.

Em agosto, o Teatro Paiol foi o primeiro ponto turístico da cidade a receber iluminação cênica. Foram refeitas todas as caixas de concreto ao redor do Teatro, com a instalação de 19 grades de proteção e 26 projetores simétricos martelados, que oferecem maior eficiência para este tipo de iluminação. No chão e no primeiro telhado do Teatro, foram instaladas lâmpadas de vapor de sódio de 250 Watts, que proporcionam uma iluminação amarela. Já na cúpula do prédio, foram colocadas lâmpadas metálicas em azul, também com potência de 250 Watts. O equipamento é acionado automaticamente, ao anoitecer.

O programa de iluminação cênica dos principais monumentos públicos da cidade está sendo realizado pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras. De acordo com o diretor do departamento, Eduardo Aichinger, a iluminação cênica é um atrativo a mais para que os turistas visitem a cidade também à noite. “Além disso, logradouros bem iluminados são indispensáveis à melhoria das condições de segurança pública”, diz ele.v

Voltar ao topo