Missão bem cumprida

Cada jornada é um novo desafio, exigência maior, missão continuada.

Nos últimos 10 anos, padre Pedro Vílson Alves de Souza Filho modernizou a linguagem e reconstruiu parte da história da Catedral de Curitiba, disseminando e vivenciando a essência do conteúdo bíblico.

Esteve junto do povo nas atitudes cristãs, nos olhares humanos voltados para o céu, na profundidade e no silêncio da meditação evangélica. Universo incontável de pessoas pôde experimentar o mundo maravilhoso da amizade e da cordialidade de um religioso.

No último domingo, 10 de fevereiro, foi celebrada missa de despedida do cônego Pedro como pároco da Catedral Basílica de Curitiba. Ele renovou e intensificou a espiritualidade dos cristãos que rezaram ou passaram por este templo histórico, artístico e arquitetônico da capital paranaense. Tinha sempre algo novo e animador para dizer e um modo cordial de se relacionar e amar o próximo. Sua sensibilidade  ensina como andar ao lado do irmão na fé e no zelo Padre Pedro é exemplo para todas as gerações e graus hierárquicos da Igreja. Com humildade, encarna o sofrimento da cruz e do povo desprotegido e sem fé. O que fez e continuará fazendo é pregar e perdoar, promover e curar, tanto pelo exemplo quanto pela palavra. Ele é a certeza de que a razão e o coração são capazes de recorrer a obras sobrenaturais que levem as pessoas a dominar o progresso econômico, a ordem social, o comportamento ético, as crenças religiosas, a dinâmica da comunicação do Evangelho.

Toda reflexão sobre a evolução da Igreja e da sociedade abrange necessariamente um aprofundamento sobre a família, a felicidade e a realização do homem e da mulher. Atualmente, no mundo inteiro, nenhuma instituição manifesta tanta solidez quanto a Igreja que segue as orientações e vivencia modernamente os ensinamentos de Cristo.

Destacam-se ainda outros valores deste religioso, como a entreajuda, a consciência crítica, o diálogo, a linguagem clara e compreensível, a originalidade, a mensagem de conforto, a libertação da ignorância, a inspiração, o desprendimento às coisas passageiras, a valorização pelas conquistas, a conversa amiga, a afetividade madura. Por meio de suas obras, ele modificou comportamentos e a consciência de pessoas. A Igreja de Curitiba cresceu na unidade e na responsabilidade.

Almejamos que as alegrias e testemunhos se renovem dia a dia na longa caminhada deste jovem sacerdote. Continue a comunicar, intensa e habitualmente, o Evangelho da vida. Seja a luz da esperança, da fé e do amor.

Pedro Antônio Bernardi é jornalista, economista e professor, assessor e consultor de comunicação, autor do livro Palavra amiga. (pedro.professor@gmail.com)

Voltar ao topo