Missa do Dia do Trabalho será realizada no Morro Samambaia

A missa do Dia do Trabalhador, tradicionalmente realizada no Morro do Anhangava vai mudar de lugar. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a paróquia São Sebastião e a prefeitura de Quatro Barras decidiram transferir a celebração para o Morro Samambaia, ao lado do Anhangava. Em dez anos, esta é a primeira vez que os três órgãos trabalham em conjunto para realização da missa de 1.º de Maio.

O presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, explicou que a mudança de local visa conciliar a realização do tradicional evento religioso com a conservação ambiental. ?O Morro do Anhangava está inserido no Parque Estadual Serra da Baitaca e seu cume é considerado Área de Preservação Permanente. Em áreas protegidas, como essas, devemos evitar aglomeração de pessoas, controlando e ordenando o fluxo de visitantes para tornar mínimo o impacto ambiental?, acrescentou Burko.

A proposta de mudança do local foi apresentada pelo IAP em reuniões com representantes da paróquia São Sebastião (que organiza o evento), da Prefeitura e Câmara Municipal. Também participaram dos encontros representantes de associações de moradores de Quatro Barras e da Federação Paranaense de Montanhismo (Fepam), integrantes do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde e Corpo de Bombeiros. ?Nosso objetivo era reunir todos os envolvidos na busca de uma solução conjunta, segura e ambientalmente viável para a realização do evento?, comentou Burko.

Cadastramento

Durante as reuniões, ficou estabelecido que a peregrinação será controlada e que cerca de 200 pessoas, cadastradas antecipadamente, poderão subir ao platô do Samambaia para a missa das 10h, realizada pelo padre Rodinei Thomazella, da paróquia São Sebastião. O cadastramento começa no próximo fim de semana nas seis comunidades de Quatro Barras. Outra celebração, às 14h, irá atender os demais visitantes ? que também serão cadastrados no local para subir ao platô de forma controlada em pequenos grupos.

O prefeito de Quatro Barras, Roberto Adamoski, está otimista com a nova organização. ?A integração dos órgãos públicos foi decisiva para chegarmos a um consenso sobre o evento. Este será o melhor 1o de Maio dos últimos dez anos?, afirmou. Segundo o diretor de Meio Ambiente de Quatro Barras, Ezequiel Mocelin, 2007 ficará marcado como ?divisor de águas? por atender aos anseios da comunidade e as recomendações feitas pelo IAP.

Preparativos

No início do mês, técnicos do IAP identificaram possíveis locais para a realização da missa. Encontraram no platô do Samambaia o lugar ideal para o evento: a trilha Asa Delta foi aberta há mais de 20 anos e no seu final existe uma área plana com a vegetação rasteira que comporta aproximadamente 200 pessoas.

O IAP também está comunicando entidades e instituições que costumam freqüentar o local nesta data para que programem a visitação nos dias que antecedem a missa ? sábado (28), domingo (29) e segunda-feira (30) ? deixando o dia 1o de maio apenas para ritos religiosos.

A partir de sábado (28), cerca de 20 profissionais do IAP estarão nas três vias de acesso ao Morro do Anhangava (estrada Asa Delta, estrada do Chiquinho e Borda do Campo) orientando os freqüentadores sobre as restrições à visitação.

Voltar ao topo