Ministro diz que crescimento deve vir acompanhado da distribuição de renda

Brasília – Ao divulgar os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mede mensalmente o nível de empregos formais, ou seja, com carteira assinada, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, lembrou que o crescimento da economia deve vir acompanhado de melhor distribuição de renda. O dados do Caged divulgados nesta segunda-feira (18) apontam um aumento de 128.915 postos de trabalho no mês de agosto.

?Precisamos olhar a necessidade de um crescimento da economia brasileira acompanhado de políticas sociais, como políticas de distribuição de renda. Porqu, se focarmos somente o crescimento, sem uma visão de governo que aponte para a distribuição de renda, podemos ter um crescimento da economia e uma piora na distribuição de renda, com concentração de renda?, disse Marinho.

Analisando os dados do Caged em termos geográficos, o relatório mostra o crescimento do emprego em todas as unidades da federação. Os destaques ficam com os estados de São Paulo (+42.291 postos), Minas Gerais (+10.547 postos) e Pará (+7.852 postos).

Na opinião de Marinho, o governo enxerga não apenas a necessidade de crescimento da economia, mas também a necessidade de investimentos em infra-estrutura e de queda na taxa de juros. ?Tanto é que as medidas no ano passado focaram a necessidade de um spread bancário menor, juros menores, juros civilizados, para dar sustentabilidade ao crescimento da economia com crescimento de empregos e com distribuição de renda?.

Voltar ao topo