Ministro da Educação quer apoio do empresariado para aprovação do Fundeb

O ministro da Educação, Fernando Haddad, pediu, nesta terça-feira, aos empresários paulistas apoio para a aprovação, no Congresso Nacional, da Proposta de Emenda Constitucional que institui o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).

Ele se reuniu com os integrantes do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para chamá-los a somar esforços com educadores e movimentos sociais na defesa da criação do fundo.

Além disso, o ministro disse ter reivindicado que a educação entre na agenda econômica e na pauta dos próprios empresários aos governos municipais, estaduais e federal. "Para o desenvolvimento do país é essencial uma sólida educação básica, o que o Fundeb poderá propiciar". Segundo ele, os empresários deram uma resposta positiva ao seu pedido.

O ministro se mostrou otimista quanto à votação da proposta pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara na tarde de hoje. "Saindo da CCJ deve se constituir uma comissão especial e, a partir daí, são duas votações na Câmara e duas no Senado. O nosso objetivo é aprovar a emenda constitucional o quanto antes. Ela já tramita há três meses e esperamos mais dois para poder regulamentá-la e fazê-la ter eficácia a partir do ano que vem".

Voltar ao topo