Ministro da Defesa diz que declaração de jornalista é ‘lamentável’

O ministro da Defesa, Waldir Pires, considerou "lamentável" a declaração do jornalista americano Joe Sharkey de que os pilotos do jato Legacy, que tiveram seus passaportes retidos no Brasil, estariam correndo "algum tipo de perigo". Joe Sharkey, que trabalha no The New York Times, estava no jato no momento do acidente com o avião da Gol, na sexta-feira passada, em que morreram 155 pessoas. Em entrevista à rede de televisão NBC divulgada nesta quarta-feira (4) no Brasil, o jornalista colocou sob suspeita as investigações brasileiras.

"Acho lamentável que alguém faça uma declaração dessa natureza", comentou Pires, após participar de almoço com outros 16 ministros para traçar as estratégias da campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições. "No Brasil, nós temos os mesmos perigos que se tem em qualquer parte do mundo, inclusive nos Estados Unidos", completou o ministro.

Segundo Waldir Pires, ainda não foi atribuída nenhuma culpa a ninguém. "Se houve falha humana ou falha técnica, quem vai dar a conclusão disso é o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica." O ministro disse que não pode fazer nenhuma "presunção" das causas do acidente porque seria uma intervenção dele no Centro de Investigação. A apuração das causas do acidente pelas autoridades brasileiras, na avaliação do ministro, está sendo feita com "absoluta imparcialidade e idoneidade".

Voltar ao topo