Ministério da Saúde intensifica Campanha de Doação de Leite Materno

Brasília – As doações de leite materno no Brasil atendem apenas 125 mil crianças, metade do que o Ministério da Saúde considera ideal (250 mil). Para aumentar o número de doadoras, o Ministério da Saúde está intensificando neste mês a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno. Lançada em outubro, o tema deste ano é ?Doe Leite Materno. O seu leite pode ajudar a salvar a vida de um recém-nascido?.

O Brasil dispõe da maior rede de bancos de leite do mundo. São 187 bancos de leite e 29 postos de coleta, que cobrem todas as regiões do país. No período de 2003 a 2005, foram atendidos mais de 109 mil bebês por ano.

O coordenador da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, João Aprígio de Almeida, disse que é importante a ação de doar porque a vida de milhares de crianças depende disso. ?A campanha tem a função de levar à população a importância da doação e de que os bancos de leite precisam desse leite para ajudar a salvar a vida desses recém-nascidos?.

Para a moradora da cidade de Sobradinho, no Distrito Federal, Fernanda Lacerda, mãe do João Victor, de apenas dois meses, doar leite é um ato de solidariedade e outras mães deveriam fazer o mesmo. ?Eu queria que todas as mães contribuíssem com a campanha porque além de ajudar a outras crianças, elas ajudam ao próprio corpo?, ressaltou.

O gesto de doar leite contribui para reduzir a mortalidade infantil e melhorar a qualidade de vida dos bebês. Mais informações sobre doação ou recebimento de leite materno podem ser obtidas pelo telefone 0800 268877.

A rede de bancos de leite humano tem parceria com os Correios e o Corpo de Bombeiros, que podem recolher as doações. Além disso, parcerias com bancos de leite particulares também permitem o acesso das interessadas.

Voltar ao topo