Ministério da Ciência e Tecnologia vai investir em pesquisa de doeças do fígado

 Ministério da Ciência e Tecnologia vai liberar ainda este ano recursos para financiar pesquisas, em Pernambuco, destinadas a melhorar o tratamento de doenças do fígado, como hepatites virais, cirroses e câncer.

O anúncio foi feito hoje pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, ao visitar as instalações do primeiro Instituto do Fígado do país. A instituição privada, sem fins lucrativos, é ligada à Universidade de Pernambuco e vai atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

?O instituto tem a característica das unidades de saúde modernas do país, que além de prestar atendimento aos pacientes, desenvolverá atividades de pesquisa. Desta forma, o ministério vai poder contribuir com recursos para aquisição de equipamentos que irão ajudar com a obtenção de progressos expressivos na área de saúde?.

O instituto, no bairro de Santo Amaro, foi construído em três anos com investimentos de R$ 4,5 milhões dos ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia, doações de pessoas físicas e de empresas.

As unidades de diagnóstico e pesquisa clínica serão inauguradas na próxima segunda-feira (18). A equipe que vai trabalhar no local é composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas.

De acordo com a presidente do instituto, Leila Beltrão, a meta é atender 1,5 mil pacientes por mês e realizar em média 12 mil exames anualmente. Ela informou que o atendimento vai desde a consulta no ambulatório até tratamento e cirurgias, passando pela realização de exames de diagnóstico.

Voltar ao topo