Militantes da APP-Sindicato desocupam Secretaria da Educação

O grupo de cerca de 30 militantes da APP-Sindicato que invadiu e ?acampou?, na última quarta-feira (07), na sede da Secretaria de Estado da Educação, deixou neste domingo (11) o prédio. Por volta do meio-dia, após uma rápida assembléia, os manifestantes arrancaram suas faixas de protestos, carregaram os últimos colchões e, em silêncio, embarcaram num ônibus do sindicato dos professores e funcionários de escolas estaduais.

A manifestação havia sido convocada pela direção da APP-Sindicato com o propósito de tentar reverter a substituição de servidores celetistas por professores e funcionários aprovados em concursos públicos. Desde antes da invasão, o Governo do Estado já vinha alertando que o ?pedido? era impossível de ser atendido: a ordem de substituir os celetistas foi determinada pelo Tribunal Superior do Trabalho, no julgamento em definitivo de uma ação civil pública iniciada em 1996, e pelo Tribunal de Contas do Paraná.

A Secretaria da Educação reafirmou neste domingo (11) que os servidores demissionários terão assegurados todos os seus direitos, ao contrário do que vinha alardeando a direção da APP-Sindicato. O 13º salário integral foi depositado na última sexta-feira (09), juntamente com o pagamento aos demais servidores do Estado.

Os demissionários também receberão, como nos demais anos, o adicional de um terço de férias. E, uma vez homologadas as demissões, poderão sacar seus depósitos no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Tudo isso já estava previsto e comunicado pela Secretaria da Educação à direção da APP-Sindicato, antes da malograda \"invasão\" à Secretaria.

Voltar ao topo