Microempresa cria produto que evita desperdício de energia

Uma reforma na residência do economista João Carlos Sehn, morador de Pelotas, a 251 quilômetros de Porto Alegre (RS), foi a origem de uma empresa responsável pela criação, produção e comercialização de dois artigos que estão fazendo sucesso no setor de material elétrico.

"Durante a reforma da minha casa, no ano 2000, um eletricista me pediu um martelo para conseguir acomodar a fiação dentro de uma caixa de passagem no teto da sala.

Era tanta emenda nos fios que ele não conseguia empurrá-los com a mão", relata Sehn, relembrando o momento em que teve a inspiração para criar o ?derivador?, um de seus produtos.

O dispositivo reduz a quantidade de emendas, evita isolamentos perigosos e melhora a qualidade dos contatos elétricos, proporcionando uma boa estética para as conexões elétricas dos imóveis, evitando a fuga de energia e facilitando o trabalho de eletricistas.

Hoje, o produto é fabricado pela Dersehn do Brasil Ltda., da qual Sehn é proprietário. A empresa oferece ao mercado conexões que evitam fuga de energia e, conseqüentemente, resultam em redução no consumo de luz.

O surgimento da Dersehn ? a partir da experiência da reforma da casa do economista ? teve o apoio do Sebrae no Rio Grande do Sul. Atualmente, o Sebrae colabora para que Sehn conquiste clientes em outros estados.

O Sebrae no Rio Grande do Sul orientou Sehn a procurar órgãos reguladores antes de iniciar a produção do ?derivador?. ?Precisei adequar o derivador a nove normas técnicas?, afirma o empresário.

Outra colaboração do Sebrae ocorreu por meio da parceria com a incubadora de empresas mantida em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Sehn vinculou a empresa à incubadora e, com isso, acabou tendo acesso a recursos não-reembolsáveis oferecidos pelo governo federal para projetos de inovação tecnológica.

Depois do derivador, Sehn investiu na fabricação de um conector elétrico, que se tornou o primeiro e único produto brasileiro desse tipo a receber certificação de adequação às normas internacionais de eficiência energética.

Novamente, com apoio do Sebrae, a certificação foi obtida por meio da Underwriters Laboratories (UL), organismo americano também estabelecido no Brasil e reconhecido como um dos principais certificadores mundiais na área de materiais elétricos, entre outros segmentos.

Atualmente, a maior demanda da Dersehn é a conquista de clientes fora do Estado. A empresa conta com uma carteira de 189 clientes no Rio Grande do Sul.

Com o incentivo do Sebrae, Sehn se prepara para participar da 24ª Feira Internacional de Indústria Elétrica, Energia e Automação (FIEE), maior evento de material elétrico da América Latina, que ocorrerá de 23 a 27 de abril, em São Paulo. ?Vamos em busca de novos mercados?, diz.

Para a supervisora do Sebrae Sul, Rosâni Ribeiro, o trabalho que a Dersehn realiza, além de constituir um excelente exemplo de empreendedorismo, contribui para que a vida das pessoas seja melhor. ?É uma satisfação podermos colaborar para o sucesso dessa empresa?, afirma.

Voltar ao topo