Micro Impressões: Demo de Resident Evil 5 no PS3

por Claudio Prandoni,
editor colaborador do blog Hadouken

Resident Evil 5, ou Resident Evil 4 Plus HD Edition, como prefiro chamar, ganhou finalmente uma demonstração jogável. São duas fases distintas: Public Assembly e Shanty Town. Vamos às (não tão) micro impressões:

Public Assembly é a prova cabal irrefutável de que RE5 é um RE4 em alta definição, com luz do sol e modo cooperativo. Lembra o comecinho do Resident Evil 4, quando você chega na pracinha da vila e tem de sobreviver até o sino tocar? Igualzinho.

Ainda aparece o cara malvadão do machado, substituindo o carismático Dr. Salvador e em vez de um sino, uma referência ao final de RE1: um helicóptero (pilotado pelo capitão Kirk, rá!) chega e um mano de lança-foguetes explode uma porta para que Chris e Sheva possam fugir. Não vi diferença nenhuma em relação ao segmento citado de RE4. De fato, a presença de Sheva ajudando torna tudo mais fácil, mesmo com ela controlada pela IA – se jogar com um amigo então, que entende do jogo também, aí é barbada.

Shanty Town. Aqui dá para perceber um pouco melhor as novidades desta expansão. Entra em cena o elemento cooperativo em um trecho em que Chris e Sheva se separam – cabe ao meninão protegê-la com um rifle de franco atirador e a guria tem que estourar o cadeado de um portão. Novamente, jogando sozinho dá para levar tranquilo, em co-op com um amigo fica tranquilo e divertido – ainda mais com headsets, assim dá para coordenar as ações tranquilamente conversando e tal.

Feito isso, um corredorzão de escombros, um cara malvado com serra elétrica. Pá, pá, pá, tiro na cabeça, explode os barris explosivos, corre pra lá e pra cá e acabou. Pega a chave, abre a portinha, se entope de pedras preciosas e acabou.

Os controles! Fui partidário da configuração Type A, mapeamento de botões idêntico a Resident Evil 4. A Type D achei ocidental demais – strafe na alavanca esquerda, mira no L1 e tiro no R1. A configuração B é bacana, pois tem o strafe na esquerda e free look com a alavanca direita do Type D e combinação de tiros do Type A. A Type C nem me arrisquei, pois reúne os elementos de controle que acho mais bizarros – basicamente o contrário da B.

Reclamo e resmungo que RE5 parece mais um pacote de expansão de RE4 e mantenho o pé.

Ainda assim, Resident Evil 4 Plus HD Edition é um jogo extremamente promissor e empolgante já nesta demonstração. Tenho certeza que vou comprar, zerar e tudo o mais, só que não vejo nele a revolução dos games de ação que tanto comentam – isso já foi em RE4, há cinco anos, e não tem como um jogo idêntico fazer igual. O co-op realmente adiciona uma nova camada de experiência à brincadeira, mas (ao menos no demo) deixa tudo muito fácil. Demais, em demasia mesmo, principalmente para quem já se aventurou em RE4.