Mesa da Câmara defende direitos de Severino e aponta gestão ”correta”

Brasília ? Em nota oficial, a Mesa Diretora da Câmara afirmou que o deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) é "de fato e de direito" o presidente da Câmara dos Deputados. O documento aponta, entretanto, que Severino é acusado de ter infringido o decoro parlamentar. "Para a Mesa, até que se apurem todos os fatos, o deputado Severino Cavalcanti é detentor de todas as atribuições previstas em lei e no Regimento Interno", afirma a nota oficial assinada por todos os titulares e suplentes da Mesa da Câmara, com exceção do presidente.

Em outro trecho, os dirigentes da Câmara afirmam que sob a presidência de Severino a Casa tem deliberado "todas as questões políticas e administrativas", e que a administração está "atenta à preservação do interesse público e obediente à Constituição e à Lei, tendo, como resultado, uma gestão transparente e correta, de visível economia e otimização de seus recursos".

Segundo o documento, a Mesa Diretora diz que ninguém tem o direito de pré-julgar e condenar sem provas, sobretudo, quando o processo legal ainda não foi finalizado. "A instituição Câmara dos Deputados é essencial para preservação do estado democrático de direito e suas instâncias têm que ser respeitadas".

Os deputados lembram que, diante das denúncias, Severino Cavalcanti declarou publicamente sua disponibilidade para dar esclarecimentos, solicitando ao Ministério da Justiça a abertura de inquérito e pedindo auditoria especial ao Tribunal de Contas sobre os contratos. "Cavalcanti ainda encaminhou a solicitação ao Corregedor para exame e parecer das notícias divulgadas contra ele".

Voltar ao topo