Mercosul encerra 2.ª etapa de intercâmbio para professores

Termina sexta-feira, 16, nos países integrantes do Mercosul, a segunda etapa de intercâmbio de professores do ensino tecnológico que trabalham nas áreas de mecânica industrial, mecânica automotiva, eletrônica e gestão, promovida pela Comissão Coordenadora Regional de Educação Tecnológica do Mercosul. O Programa de Intercâmbio Educação e Trabalho, coordenado pelo Paraguai e financiado pela Organização dos Estados Americanos (OEA), tem o objetivo de desenvolver ações que facilitem o processo de integração regional. A terceira fase está programada para junho deste ano.
Na etapa atual, que começou em 5 de maio, o intercâmbio movimenta 47 professores nos países membros do Mercosul – Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai – e nos associados, Bolívia e Chile. Do Brasil, participam do intercâmbio 10 professores dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo, nas áreas de mecânica industrial e eletrônica.
Ao mesmo tempo, os Cefets de São Paulo e de Sapucaia do Sul (RS) estão recebendo professores da Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai e Paraguai para estágios em mecânica industrial e automotiva. Professores desses países que solicitaram estágio em gestão foram encaminhados ao Senac do Rio de Janeiro.
A coordenação do programa recomenda aos professores do intercâmbio que, para que tenham o máximo de aproveitamento, eles devem preparar um plano de atividades, conhecer antecipadamente as principais características do País e do centro tecnológico onde vão estagiar, para que, no retorno, possam trazer informações para as escolas onde executam seu trabalho. E as instituições de ensino que recebem o professor estrangeiro devem abrir todas as portas da área em estudo específico para facilitar a troca de informações.

Voltar ao topo