Mercadante: “a base de dados da CPI é a fonte das informações”

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), garantiu há pouco que as informações envolvendo quebra de sigilo bancário dos presidentes do Banco Central, Henrique Meirelles, e do Banco do Brasil, Cássio Casseb saíram da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banestado. “A base de dados da CPI é a fonte das informações que estão sendo divulgadas, em todos os casos”, afirmou Mercadante, não querendo, porém, identificar a fonte do vazamento. “O parlamentar que está por trás não assume a responsabilidade”, disse.

Segundo ele, o responsável pelo vazamento dos dados à imprensa estaria adotando “atitudes parlamentares covardes” e com objetivo eleitoral. “O objetivo eleitoral é o vazamento, envolvendo pessoas do governo, que foi seletivo e acovardado. Isso é inaceitável. Como está não pode continuar”, disse o líder do governo.

Ao mesmo tempo em que responsabilizou a CPI pela divulgação de informações sigilosas, Mercadante condenou a aprovação, em bloco, dos requerimentos autorizando quebra de sigilo bancário, sem o cumprimento da lei. A quebra de sigilo precisa ser feita caso a caso e com fundamentação.

O senador não quis, entretanto, comentar o fato de o relator da CPI, deputado José Mentor (PT-SP) não ter cumprido a lei, apresentando um pacote de quebra de sigilo à CPI. “Todos os membros da CPI têm que dar explicações e dizer os critérios adotados”, afirmou. Embora evitasse tecer comentários sobre a atitude de Mentor, o líder do governo saiu em sua defesa dele quando os repórteres perguntaram se no petista não poderia ter vazado informações da CPI. “Seguramente não foi ele quem vazou”, afirmou Mercadante. “Ele é da base do governo e não faria isso a dois meses das eleições”

Voltar ao topo