Meirelles afirma que juros estão em trajetória de queda consistente

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, admitiu hoje (31) que os juros reais no Brasil são altos, mas que a taxa está em uma trajetória de queda e "consistente".

Em palestra no seminário Brasil ? Plataforma de Crescimento, da Reunião Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Meirelles reiterou que o Brasil está fazendo "o dever de casa" para manter a estabilidade econômica e que a política monetária não pode ser marcada por "euforias ou ações voluntaristas".

"A média dos juros de 1997 a 1999 foi de 21,4% e neste ano está em 10,4%. Os padrões ainda são altos, mas esses são juros de mercado e estão caindo de forma consistente e não por fatores voluntaristas ou artificiais por intervenção governamental. Isso mostra, de novo, que estamos numa trajetória virtuosa de consolidação de condições de crescimento", destacou.

Meirelles disse aos empresários que o país está preparado para enfrentar as volatilidades no cenário internacional e que, mais uma vez, a economia brasileira dá condições para que as empresas tenham confiança para fazer investimentos.

Após a palestra, o presidente do Banco Central deixou rapidamente o Centro de Convenções Expominas e seguiu para Brasília, onde participa da reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Voltar ao topo