MEC estima que 25% dos inscritos no Enem não foram aos locais de prova

Mais de três milhões de estudantes se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Dentre eles, 25% não compareceram aos locais de prova, que ocorreram no último domingo (25). Esse é o balanço preliminar divulgado, nesta quinta-feira,) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

O ministro conta que o índice de presença deste ano foi o dobro do ano passado, além de ter sido o maior desde 2000. "O número de inscritos superou a mais otimista das projeções. Hoje temos o número consolidado: são 3.002.508 inscritos e uma taxa recorde de não comparecimento. Apenas 25% não compareceram contra 33% no ano passado. Aumentaram as inscrições e diminuiu a taxa de não comparecimento", argumenta.

Fernando Haddad confirma que a prova continha alguns erros ortográficos e gramaticais, mas assegura que esses problemas não prejudicam a imagem do Enem nem são suficientes para a anulação das questões do exame. "A comissão que avaliou a prova não identificou nenhum erro conceitual que pudesse levar o aluno a responder de maneira equivocada às questões. Não havendo erro conceitual, não há porque anular", afirma.

O ministro acrescenta que os resultados da prova devem ser divulgados no dia 16 de novembro, antes da abertura das inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni), no dia 21 de novembro. E o término está previsto para 14 de dezembro. Já a divulgação de quem vai receber as bolsas do programa deverá ocorrer no dia 16 de dezembro. Somente participantes do Enem podem se inscrever no Prouni.

Voltar ao topo