Marcha do MST deve reunir cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios

A Marcha Nacional pela a Reforma Agrária deverá reunir hoje (17) cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios para reivindicar direitos e promessas feitas pelo governo. Na terceira marcha nacional, o MST trouxe a Brasília 500 crianças, quatro mil mulheres e sete mil homens, que vieram marchando cerca de 250 quilômetros nos últimos 15 dias. Além deles, juntam-se universitários, ativistas de outros movimentos sociais e simpatizantes na manifestação que ocorrerá na Esplanada.

Vindos da cidade de Goiânia, os militantes do MST, cerca de 12 mil, chegaram à capital nesta segunda-feira para dar início às manifestações. Eles estão no estacionamento do Estádio Mané Garrincha. De acordo com um dos coordenadores do MST, Kledson Mendes, o protesto não é apenas pela a reforma agrária. "Vamos fazer um grande ato não só pela reforma agrária, mas por moradia e emprego. E vamos cobrar do governo Lula as promessas de campanha, dar dez milhões de empregos e assentar 430 mil famílias". Na pauta de reivindicações, os sem-terra pedem, segundo Mendes, a resolução de problemas habitacionais e a garantia de segurança para o povo brasileiro.

Os militantes pretendem dar início ao protesto a partir das 13h de terça-feira, em frente à embaixada dos Estados Unidos. "Temos que fazer um protesto em frente à embaixada e vamos nos concentrar próximo ao ministério da Fazenda. A política econômica nesse país é uma política que não serve para a classe trabalhadora", disse. "As companheiras e os companheiros estão preparados para amanhã dar um grande basta, um grande grito de liberdade".

Voltar ao topo