Maquinário extra ajudará municípios atingidos pela seca

A Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), autorizada pelo governo do Estado para executar obras de emergência nos municípios da região Sudoeste mais atingidos pela estiagem, já mobilizou suas equipes de mecanização no interior para o encaminhamento de máquinas.

A empresa, vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, vai trabalhar na perfuração de açudes, alargamento de córregos e revitalização de poços. Não tendo equipamento suficiente para atender aos trabalhos, a companhia está convocando empresas da iniciativa privada que atuam no setor.

?Tão logo fomos acionados pelo governador em exercício Orlando Pessuti para fazermos parte da força-tarefa, imediatamente agilizamos nossas equipes e estamos fazendo um processo de seleção de empresas, visando alocar o maquinário necessário para que possamos atender emergencialmente esta situação?, afirma o diretor presidente da Codapar, Ney Caldas.

Recursos

Segundo o diretor, o governo liberou R$ 756 mil para a empresa cobrir despesas no atendimento aos 42 municípios da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, sendo 27 da região de Francisco Beltrão e 15 da região de Pato Branco. Além deste valor, foram antecipados também recursos de R$ 3 milhões do programa Paraná 12 Meses para atender aos pequenos produtores.

O trabalho de socorro aos municípios está sendo feito por vários órgãos. Além da Codapar, têm participado das reuniões realizadas pelo governo representantes da Casa Civil, Secretaria da Agricultura, Transportes, DER, Emater, Sanepar, Sudhersa, IAP, Defesa Civil e Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, desde que os primeiros prefeitos começaram a solicitar ajuda.

Voltar ao topo