Mantega mantém projeção de 4% para PIB de 2006

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, prevê que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deve ficar entre 1% e 1,5%. Para o quarto trimestre, o ministro faz previsão semelhante de expansão do PIB, entre 1% e 1,5%. Ele manteve, por enquanto, a previsão de crescimento de 4% do PIB em 2006. "É prematura uma revisão da previsão do ano", afirmou o ministro, em entrevista à imprensa.

Segundo ele, o governo vai aguardar o comportamento da economia no terceiro trimestre para avaliar a necessidade de revisar a previsão. O ministro também fez uma estimativa de crescimento dos investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo) de 7,5% a 8% em 2006. Ele considerou uma notícia favorável a divulgação hoje pelo IBGE, que indica crescimento de 2,8% dos investimentos em agosto em relação a julho, de 5,8% no acumulado do ano e de 7,4% em 12 meses.

O ministro disse que a taxa é "boa" e que demonstra que a economia está preparada para o aumento da demanda por produtos e serviços sem gerar inflação. "É um número para ser festejado." O ministro reiterou, no entanto, que o ideal seria que os investimentos estivessem crescendo a taxas semelhantes às da China. "Como o Brasil não é a China e vocês (em referência aos jornalistas) não são chineses, podemos ser mais modestos. Fico satisfeito com (o crescimento da FBCF) o dobro do PIB." Ele também destacou o crescimento dos bens de consumo duráveis.

Voltar ao topo