Mantega estuda incentivo para TV digital, diz Hélio Costa

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou nesta quarta-feira (09) que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ainda não apresentou uma posição definitiva sobre o tipo de incentivos tributários que poderá ser concedido para a implantação da TV digital no País. Mas, segundo Costa, Mantega já indicou que alguma coisa será feita.

"Levantamos essa questão (nas últimas reuniões) e na verdade apresentamos essa proposta um ano atrás, já apontando a necessidade de abrir espaço junto ao Ministério da Fazenda, para que aqueles que vão investir na implantação da TV digital possam ter durante algum tempo, pelo menos, algum benefício na compra de equipamentos que não têm similares no Brasil", afirmou Costa, em entrevista coletiva à imprensa.

O ministro disse que uma de suas sugestões diz respeito, por exemplo, aos 20 mil transmissores que terão de ser instalados no País para adaptar todas as geradoras e retransmissoras de TV para que possam ser digitalizadas. Segundo Costa, o Brasil tem condições de produzir transmissores de baixa potência, mas os de alta teriam de ser importados.

"Minha sugestão é que se proponha a essas empresas que produzem transmissores de alta potência que, se elas quiserem se instalar no Brasil, seja oferecido um sistema de isenção por algum tempo." Costa disse que a japonesa NEC já manifestou interesse na proposta, mas quer parcerias com companhias brasileiras.

Voltar ao topo