Mantega discute competitividade com presidentes de bancos públicos

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, discutiu nesta quinta-feira (10), em audiências separadas com os presidentes do Banco do Brasil, Antônio Francisco Lima Neto, e da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, o balanço dos resultados de cada instituição.

Mantega comentou que mantém conversas periódicas com os presidentes dos bancos. "Nós fazemos questão de que os bancos públicos estejam à frente da redução das taxas de juros e dos spreads", disse, em referência à campanha assumida pelo governo para estimular a competitividade entre as instituições financeiras.

Na avaliação do ministro, os bancos têm cumprindo também a sua função pública. "O crédito habitacional cresceu 23% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado", afirmou, ao citar o setor como exemplo. A Caixa é a maior responsável, entre os bancos, pelo financiamento da casa própria.

Já a presidente da Caixa comentou, ao deixar a reunião com Mantega, que a instituição tem buscado fazer a sua parte para aumentar a competitividade entre os bancos.

"Estamos reduzindo permanentemente nossas taxas, principalmente na pessoa física. A Caixa trabalha com as menores taxas do mercado nesse segmento e esta tem sido uma preocupação e uma estratégia permanente do banco", disse.

Voltar ao topo