Manifestação do MST pára trânsito em Salvador

Os cerca de 5 mil manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que estão acampados desde ontem em Salvador (BA), promoveram nesta terça uma caminhada por algumas das principais vias de Salvador, causando diversos congestionamentos pela cidade. Os manifestantes deixaram a Rótula do Abacaxi, um dos mais importantes entroncamentos viários da capital baiana, onde passaram a noite, e seguiram para o Centro Administrativo da Bahia (CAB), na margem da Avenida Paralela, onde ficam a Governadoria e a Assembléia Legislativa do Estado.

O deslocamento começou as 7 horas e terminou as 9h30, quando os manifestantes chegaram ao CAB. Na Assembléia Legislativa, os manifestantes participam, ainda na manhã de hoje, de um ato em memória ao episódio conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido há 11 anos, no Pará, no qual 19 trabalhadores rurais foram mortos em confronto com a polícia. Também está prevista uma audiência com o governador, Jaques Wagner (PT), na qual os sem-terra pretendem cobrar, entre outras coisas, mais agilidade do Estado na disponibilização de terras devolutas para a reforma agrária.

Depois dos encontros, os manifestantes voltam, mais uma vez em marcha, à Rótula do Abacaxi – o que promete complicar, mais uma vez, o trânsito na região. A direção do movimento promete ficar no local até que o governo do Estado apresente uma proposta oficial de política de reforma agrária para os próximos quatro anos. Os integrantes da marcha são de nove regiões da Bahia e marcharam por 110 quilômetros, por oito dias, entre Feira de Santana e Salvador.

Voltar ao topo