Mais de 45 mil pessoas têm acesso aos benefícios do Paraná em Ação

Mais de 48 mil pessoas passaram pelo pavilhão do Paraná em Ação e tiveram acesso aos serviços que o programa oferece com a interiorização das ações de governo. Além da inscrição em programas sociais e exames médicos preventivos, o programa viabiliza a confecção de documentos como CPF, certidão de nascimento, carteira de identidade e título de eleitor. Os visitantes também são orientados sobre as ações de governo e os serviços disponibilizados pelo Portal do Governo, através de acesso gratuito a internet disponibilizado pela Celepar.

Coordenado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, o programa tem apoio da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e atinge habitantes de 50 municípios da região. "Estamos levando cidadania e inclusão social para a população da Região Oeste. É a interiorização do governo, com a divulgação de suas ações e a prestação de serviços à comunidade, principalmente com o apoio de órgãos municipais, estaduais e federais", disse o secretário, Milton Buabssi.

Leonice dos Santos é uma brasiguaia que esteve no Show Rural para regularizar documentação. Com 22 anos, ela tinha apenas as certidões de nascimento e de casamento emitidas no Paraguai. A falta da carteira de identidade impediu que ela fizesse carteira de trabalho quando retornou ao Brasil, o que comprometeu sua contratação. "A falta de documento também impediu que eu continuasse estudando. É impressionante como ações como esta mudam tanto a nossa vida", afirma.

Sem esconder a satisfação por voltar a ter condições de prosseguir nos estudos, Leonice afirma que o próximo documento que ela irá retirar é o título de eleitor, para exercer o direito e o dever cívico que a falta de documentação a impedia desde que veio do Paraguai, há sete anos. "O caso da Leonice é um dos 90 que o grupo de brasiguaios trouxe e podemos resolver a situação de todos", diz a coordenadora de projetos da secretaria, Clecy Amadori.

A intenção do programa também é fazer com que mesmo aqueles que não precisam dos benefício do programa possam ajudar a divulgar as informações sobre as ações de Governo. Para tanto, foram distribuídas 30 mil cartilhas orientando o cidadão sobre como ter acesso aos serviços públicos e cada secretaria ou órgão responsável por um programa prestou atendimento à população. Apenas a Sanepar foi responsável pelo atendimento de 2.857 pessoas interessadas em saber como ter acesso a Tarifa Social ou obter qualquer outra informação relacionada a saneamento.

O material de divulgação mais procurado foi, entretanto, a cartilha que alerta sobre os riscos que envolvem o plantio de soja transgênica. Interessados em ter informações que vão além da promessa de lucro alto com baixos custos de produção, 40 mil produtores fizeram esgotar a tiragem impressa para feira. Eles ficaram sabendo que a soja transgênica perde qualquer vantagem econômica com a cobrança de royalties pelo fabricante, além de aumentar a contaminação do solo e do grão por resíduos de herbicidas.

Os trabalhos do Paraná em Ação foram acompanhados de perto pelo governador Roberto Requião durante sua visita ao Show Rural, na quarta-feira, e nesta quinta-feira (03) pelo vice-governador Orlando Pessuti.

Voltar ao topo