Madureira bate Flamengo na 1ª final da Taça Guanabara

Com dez jogadores em campo durante todo o segundo tempo, o Madureira derrotou o Flamengo por 1 a 0, nesta tarde, no Maracanã, na primeira partida da decisão da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Com o resultado, o Tricolor Suburbano terá a vantagem do empate no confronto de quarta-feira. Caso o Flamengo consiga vencer por diferença de um gol, o título será decidido na disputa por pênaltis.

Desde o início do primeiro tempo, as duas equipes não esconderam suas táticas. O Flamengo procurou ganhar a partida e atacou o Madureira, que, em formação defensiva, teve por objetivo adiar a decisão para o segundo confronto, na quarta-feira. Afinal, perder por grande diferença de gols praticamente inviabilizaria uma reação.

Aos poucos, o atacante Souza, que completou 25 anos hoje, transformou-se no nome da partida. Não por sua qualidade técnica mas pela deficiência em concluir as oportunidades de gols criadas. Os erros fizeram a torcida clamar por Obina, que se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo e recebeu várias manifestações de apoio, antes do início do confronto.

Sem conseguir controlar a bola, que batia em seu pé e ora ia para fora do campo ou ficava de posse do adversário, aos 20 minutos, Souza teve a melhor chance para marcar, depois de o goleiro do Madureira, Everton, defender um chute do meia Renato, mas falhou novamente.

Logo aos dois minutos da etapa final, o Madureira sofreu um abalo com a expulsão do atacante Marcelo, advertido com o segundo cartão amarelo pelo árbitro Marcelo Venito Pacheco por simular um pênalti. Mas, apesar de um jogador a menos em campo, o Tricolor Suburbano encontrou o posicionamento ideal e continuou a anular as jogadas do rubro-negro.

O trabalho dos defensores do Madureira ainda foi facilitado por Souza, que aos 18 minutos teve um chute novamente defendido por Everton. E, de tanto desperdiçar oportunidades, o Flamengo recebeu seu castigo aos 27 minutos, quando o meia Maicon acertou um belo chute da entrada da grande área e fez o único gol da vitória do Tricolor Suburbano.

Após o gol, jogadores de ambas as equipes se envolveram em uma confusão e, ao o fim do tumulto, o zagueiro rubro-negro Moisés foi expulso. Descontrolado em campo, o Flamengo até tentou reagir, mas não superou o bloqueio defensivo do Madureira, que deixou de ampliar a vantagem com o atacante Fábio Júnior, aos 46 minutos.

Voltar ao topo