Lula vai pedir a Bush para reduzir taxa do etanol

O presidente dos EUA, George W. Bush, desembarcou às 20h14 de ontem em São Paulo e hoje tem encontros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos quais vai ouvir o colega brasileiro pedir a redução da tarifa do álcool importado pelos Estados Unidos. Um dos argumentos a serem usados pelo governo brasileiro é a disposição americana de tornar o etanol uma commodity internacional – como o petróleo, que não tem sobretaxa.

Lula chamou de ?nefastos? os subsídios dados pelo governo aos agricultores americanos, após encontro com o presidente alemão, Horst Köhler. Disse também que a pobreza e o terrorismo do mundo só serão superados quando os países pobres puderem exportar seus produtos aos Estados Unidos e à Comunidade Européia sem barreiras tarifárias.

A visita de Bush ocorre num momento em que Lula é o líder com melhor imagem nos países latino-americanos, segundo o Instituto Ipsos. A avaliação positiva do brasileiro supera a negativa em mais de 35 pontos porcentuais em países como Peru e Bolívia. Bush tem a pior imagem, com saldo negativo. Mesmo antes de sua chegada, um protesto na Avenida Paulista terminou em confronto com a Polícia Militar, que teve feridos.

Voltar ao topo