Lula se reúne com autoridades argelinas e inaugura exposição fotográfica

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerra hoje visita de dois dias à Argélia, primeira escala de sua viagem ao continente africano. De manhã (local), recebe os presidentes do Conselho da Nação (Senado), Abdelkader Bensalan, e da Assembléia Popular Nacional, Amar Saadani, e o chefe do Governo argelino, Ahmed Ouyahia. Os encontros, em separado, ocorrem na residência oficial da Zeralda, em Argel.

Ainda de manhã, Lula inaugura a exposição fotográfica Amrik, presença árabe na América do Sul, montada no Palácio da Cultura. A mostra traz imagens inéditas de fotógrafos sul-americanos sobre aspectos da influência árabe no continente. Promovida pelo Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Banco do Brasil, a exposição foi uma das atividades culturais levadas ao público em maio do ano passado durante a Cúpula América do Sul – Países Árabes, realizada em Brasília.

Às 12h45 (local), em um dos últimos compromissos oficiais no país que viveu sob o domínio francês até 1962, o presidente brasileiro e o chefe da nação argelina trocam condecorações em uma cerimônia no Palácio do Povo. Lula vai agraciar Abdelaziz Bouteflika com a medalha Grande Colar da Ordem do Cruzeiro do Sul e receberá, em retribuição, a comenda da Ordem do Mérito Nacional da Argélia.

Às 14h45, depois de participar de um almoço oferecido pelo governo argelino, Lula deixa Argel com destino a Cotonou, em Benin, segunda escala de sua viagem à África. A chegada da comitiva presidencial à capital beninense está prevista para as 20h30 (local).

Voltar ao topo