Lula: repasse direto de recursos a prefeitos evita intermediação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que, antes de seu governo, os prefeitos tinham dificuldade de ser recebidos pelo presidente. “No Brasil, se tratava com os governadores, mas não se tratava com os prefeitos. E nós queremos tratá-los de forma igual”, afirmou Lula. Segundo ele, recursos que antes eram passados aos governadores para serem distribuídos às prefeituras estão sendo repassados diretamente aos prefeitos, evitando a intermediação política.

Lula participou do encerramento da reunião do Comitê Executivo da Organização das Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), uma entidade mundial de representação das cidades. O encontro foi realizado no Hotel Blue Tree Ibirapuera, em São Paulo, e contou com a presença de prefeitos e representantes de governos de diversos países. Com sede em Paris, a instituição tem 106 integrantes que representam 100 mil cidades de todos os continentes.

De acordo com Lula, pelo menos 90% das reivindicações dos prefeitos brasileiros, feitas em 2003, foram atendidas pela Presidência da República. O presidente prometeu comparecer ao próximo encontro de prefeitos para saber se as reivindicações deste ano também foram atendidas.

Lula lembrou que em seu governo foi criado um departamento para cuidar apenas dos interesses das prefeituras. Acrescentou que qualquer prefeito que queira conversar com o governo federal tem um departamento na Casa Civil, que fica no mesmo andar do seu gabinete.

Voltar ao topo