Lula recebe João Paulo e Virgílio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne daqui a pouco com o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), e o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) para tentar um entendimento que ponha fim à possibilidade de candidatura avulsa do deputado mineiro à presidência da Casa. Ontem, em uma reunião de quatro horas, que terminou por volta da meia-noite, deputados petistas conversaram com Virgílio procurando uma saída para o impasse. Participaram da reunião, na casa do presidente da Câmara, João Paulo Cunha, o líder do governo, Professor Luizinho, e os deputados José Mentor (SP), Devanir Ribeiro (SP), Paulo Rocha (PA) e Paulo Bernardo (PR).

Na conversa, os deputados disseram que já ficou demonstrado o prestígio de Virgílio, mas avaliaram que uma vitória do parlamentar mineiro é impossível, pois o PT e outros partidos da base estão comprometidos com o candidato oficial, de Luiz Eduardo Greenhalgh (SP). Na conversa cuidadosa para desfazer mal entendidos, os deputados sugeriram que Virgílio reconsidere a sua posição e retire sua candidatura. Na reunião, João Paulo Cunha assegurou a Virgílio que o presidente Lula, com quem esteve ontem, não vetou e não vetaria qualquer nome para a presidência da Câmara.

Virgílio reconheceu na reunião que tem sentido pressões por ser candidato, mas também tem sido muito festejado e incentivado. O grupo de parlamentares petistas deve voltar a conversar hoje com Virgílio. A idéia é criar condições para uma saída de Virgílio da disputa, e aproveitar o prestígio do parlamentar mineiro para a campanha de Greenhalgh.

Voltar ao topo