Lula pretende retomar compra de embaixadas no exterior

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (2) que pretende retomar a política de compra de embaixadas no exterior para garantir representações brasileiras em todos os países. Em discurso na formatura de diplomatas, no Palácio do Itamaraty, Lula disse que houve em governos anteriores "falso moralismo" e "implicância" que impediram a compra de prédios para servirem ao Itamaraty.

Ainda no discurso, Lula voltou a defender a política externa brasileira de negociar com países do Mercosul e da África. Ele disse que o comércio com os países do Mercosul aumentou sem diminuir as relações com os países desenvolvidos como os Estados Unidos.

Dirigindo-se aos formandos, aconselhou: "Nunca aceitem a submissão e nunca aceitem que alguém fale mais grosso do que vocês. Pode falar mais grosso por falta de educação. Mas aí a gente não tem que se igualar". E acrescentou: "Em se tratando de política ou diplomacia não somos maiores nem menores. Somos brasileiros e queremos ser respeitados e ouvidos".

Voltar ao topo