Lula pede que população fique atenta aos cuidados para evitar gripe aviária

Brasília – O cidadão, em especial o criador de aves, deve ficar atento aos cuidados para evitar a gripe aviária. O alerta foi dado hoje (7) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o lançamento do Plano Nacional de Prevenção da Gripe Aviária. A solenidade foi realizada na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

"É importante passar para a sociedade que não é um problema do Ministério da Agricultura ou do Ministério da Saúde. É um problema de cada cidadão, de cada homem e de cada mulher. Se o cidadão tem uma criação na casa dele, ele tem que estar vigilante, porque pode vir. Enquanto estiver matando uma galinha, não tem problema, agora, se pegar no ser humano, aí sim nós vamos saber o quanto vai mexer com a humanidade", disse.

O presidente pediu que os ministérios da Agricultura e da Saúde orientem a imprensa sobre o combate à doença para que a população não tenha medo de consumir carne de frango.

"Seria importante que o Ministério da Agricultura, o Ministério da Saúde e outros órgãos que estão com a responsabilidade de cuidar da gripe aviária mandassem uma comunicação nossa aos editores dos jornais, aos editores das televisões e das rádios, para que as pessoas, ao entrevistarem alguém que possa, na entrevista, soar algum alarde com relação a isso, que tivessem o cuidado de chamar outras pessoas para ouvir, porque sempre que a gente está na frente de uma televisão, que a gente vê a notícia, o primeiro impacto é do medo: se tem gripe aviária, por que eu vou comer frango?".

"No Brasil, temos muita gente que tem hábito de dar palpite sobre tudo, mesmo que não conheça. O Brasil, eu acho que é um país extraordinário, porque todos nós entendemos de tudo e, sobretudo, quando alguém coloca um microfone na frente ou um rádio. Eu digo sempre que, no Brasil, tem gente que abre a geladeira de manhã, vê a luz e já começa a dar declaração, achando que é televisão", acrescentou.

O presidente lembrou que, devido a informações erradas, os russos bloquearam as exportações de carne bovina brasileira. "Estamos lembrados de que, recentemente, por umas bobagens faladas em alguns lugares deste país, tivemos o bloqueio da importação da nossa carne para a Rússia. E não foram os russos os culpados, foi gente nossa que falou o que não deveria falar, na hora errada. E depois não aparece o culpado (…) Mas fica o governo com a responsabilidade de resolver um gesto impensado de alguém".

Depois do lançamento, o presidente e ministros degustaram pratos feitos de carne de frango, como risoto e salgados.

Voltar ao topo