Lula diz que viagens internacionais que faz são importantes para integração

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que considera importantes as viagens internacionais que faz, pois, segundo ele, política é "a arte do diálogo". No encerramento da I Reunião de Chefes de Estado da Comunidade Sul-Americana de Nações, falou que "às vezes fico pensando se devo fazer mais uma viagem, fico pensando se não seria melhor ficar no Brasil resolvendo os meus problemas.

Entretanto, eu acredito que a arte da política é a arte do diálogo, é a arte da conversa, a arte da convivência, é o olhar, é o pegar na mão, é a divergência, é a convergência."

"Até o final do meu mandato, vou fazer tantas viagens quantas eu entender que podem ajudar na construção da unidade sul-sul, da unidade da América do Sul, da unidade América do Sul- América Latina, da unidade América do Sul e África", afirmou o presidente.

Lula destacou que muitos teóricos não acreditariam que os países latino-americanos conquistassem tudo o que já conquistaram. "Não era qualquer estudioso que acreditava que os pudéssemos, através do G 20, chegar a ter a participação que temos na OMC [Organização Mundial do Comércio], não era qualquer estudioso que entenderia o debate que está tendo na ONU [Organização das Nações Unidas] agora, sobre a reforma das Nações unidas e de seu Conselho de Segurança", exemplificou.

"Isso só foi possível porque ganhamos força, isso só foi possível porque estamos deixando de ser coadjuvantes da história política mundial para sermos artistas principais nesta história", discursou.

Voltar ao topo