Lula defende envolvimento de todos no combate a drogas

Ao discursar na abertura da Semana Nacional Antidrogas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o envolvimento de toda a sociedade no combate ao uso de drogas, alegando que "ninguém tem a hegemonia para cuidar de um problema dessa magnitude". Ele pediu o compartilhamento de responsabilidades entre os 190 milhões de brasileiros. Para Lula, o envolvimento de todos os segmentos da sociedade "é, possivelmente, o caminho da salvação da lavoura no combate à droga, na recuperação dos drogados, no combate ao narcotráfico". "Senão, ficaremos responsabilizando os outros", disse.

Lula aproveitou a ocasião para cutucar: "Quem quiser criticar a política de solução para a droga no país, não se preocupe em falar do que não fizemos e, por favor, participem pois, individualmente, vocês são tão importantes quanto o presidente da República, quanto o vice-presidente e quanto os nossos responsáveis pela política antidroga.

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Jorge Armando Félix, falou da integração do trabalho entre os diferentes órgãos do governo e lembrou que desde 2003 foram apreendidas pela Polícia Federal 57 toneladas de drogas só em Mato Grosso do Sul. A PF flagrou, ainda, mais de 221 toneladas de maconha, cocaína, haxixe, LSD, entre outras drogas.

Na cerimônia, Lula entregou prêmios aos vencedores do concurso de cartazes condenando o uso de drogas, tirou fotos com crianças usou um chapéu, além de posar ao lado da Turma da Mônica.

Voltar ao topo