Lula defende criação de zona de livre comércio entre Mercosul e Marrocos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje, ao receber a visita do Rei Mohammed VI que o intercâmbio comercial entre o Brasil e o Marrocos será fortalecido quando for estabelecida uma zona de livre comércio entre o Mercado Comum do Sul e este país africano. Nesta manhã, embaixadores dos países que compõem o Mercosul ? Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil ? e o Marrocos assinaram um Acordo-Quadro de Comércio, considerada uma etapa intermediária para um acordo de livre comércio.

Especificamente com o Brasil, foram assinados acordos entre o Instituto Rio Branco e a Academia Real de Diplomacia do Marrocos, para capacitar diplomatas e funcionários do serviço exterior, e na área de turismo, prevendo o intercâmbio de turistas, a comercialização de produtos dos dois países e treinamento na área de capacitação de serviços e informação.

"Temos um compromisso comum com a democratização e a transformação social de nossos países. Com base nesses valores, Marrocos e Brasil estão forjando uma parceria com olhos postos no futuro. Estou certo de que a visita de vossa majestade, a primeira de um monarca marroquino ao Brasil, abrirá grandes oportunidades de intercâmbio e cooperação entre os nossos países", afirmou o presidente.

Lula disse que uma recente missão multidisciplinar que o Brasil enviou ao Marrocos já iniciou trocas de experiências e conhecimentos em setores cruciais, como formação profissional, recursos hídricos, agricultura e habitação popular. Segundo o presidente, a presença de numerosos empresários na comitiva real demonstra a determinação do Marrocos em explorar as possibilidades de comércio bilateral.

Voltar ao topo