Linhas de ônibus serão alteradas para a realização da prova

A Urbs, empresa que gerencia o transporte coletivo, informa que várias linhas do sistema urbano de transporte terão alterações neste domingo, dia da 8ª Maratona Ecológica de Curitiba. Haverá mudanças do trajeto naquelas linhas que têm no seu itinerário alguma via por onde passarão os participantes da competição. As mudanças valem apenas para o período em que os atletas estiverem passando pelas ruas que fazem parte do trajeto dos ônibus.

Oito estações-tubo, a maioria delas no Centro Cívico, serão desativadas por causa da Maratona. As estações Assembléia, Comendador Fontana e Prefeitura não estarão funcionando das 6h30 às 13h. Também a partir das 6h30 não funcionarão as estações Praça 19 de Dezembro, que volta o operar às 8h20, e Secretarias, que só começa a funcionar de novo às 13h20. A estação Paiol, no sentido bairro – centro, será desativada das 8h30 às 12h. A partir das 7h30 não estarão operando as estações Santa Quitéria, no sentido Portão – Campo Comprido, e Centro Cívico. A estação Santa Quitéria volta a funcionar às 9h20 e a Centro Cívico somente às 13h20.

Das 6h30 às 13h20 os ligeirinhos Boqueirão/Centro Cívico, que normalmente têm o seu ponto final na estação Secretarias, e Aeroporto, que tem ponto final na estação Centro Cívico, terão ponto final no Círculo Militar.

Passageiros que embarcam ou desembarcam normalmente na região do Centro Cívico deverão preferir os pontos localizados nas ruas João Gualberto ou Nilo Peçanha, para onde serão desviadas as linhas de ônibus nesta região da cidade. Das 7h10 às 9h, nove pontos de parada localizados na rua Nestor de Castro estarão desativados por causa da Maratona.

Os ônibus biarticulados do sistema expresso não sairão das canaletas. A Urbs colocará ônibus aguardando os passageiros no cruzamento da Avenida República Argentina com a Avenida Água Verde, e ainda no cruzamento da Fernando Moreira com a Alameda Augusto Stellfeld para que os passageiros não tenham que ficar esperando a passagem dos atletas dentro do ônibus. Neste caso, os passageiros que estiverem dentro do ônibus deverão desembarcar, cruzar a via por onde os atletas estão passando e pegar outro biarticulado depois do cruzamento. Os veículos estarão aguardando os passageiros para que eles possam prosseguir em seu itinerário.

Nos demais locais por onde passam os biarticulados e em outras linhas, os passageiros precisarão ter paciência porque os ônibus ficarão parados no cruzamento onde não puderem passar, mas logo depois dos atletas os ônibus continuarão seu itinerário normal. O tempo de espera para estes passageiros poderá ser de até dez minutos.

Em todos os locais onde haverá mudanças por causa da competição e nas estações desativadas, equipes da fiscalização do transporte coletivo estarão presentes para orientar os usuários quanto às alternativas de deslocamento.

Voltar ao topo