Lewis Hamilton será o primeiro piloto negro da Fórmula 1

Ron Dennis, sócio e diretor da McLaren, e Norbert Haug, diretor da Mercedes, sócia da McLaren, acreditam ter descoberto o Tiger Woods do automobilismo. Nesta sexta-feira (24), a McLaren-Mercedes oficializou que em 2007 o companheiro de Fernando Alonso, bicampeão do mundo, será o inglês Lewis Hamilton, de apenas 21 anos, o primeiro piloto negro na história da Fórmula 1. E se depender de handcap, a trajetória vitoriosa de Lewis também se assemelha a de Woods: foi campeão por onde passou.

Em 1998, durante uma cerimônia de premiação aos melhores do ano, Lewis Hamilton, então com 12 anos, já vencedor no kart, apresentou-se a Ron Dennis, responsável pela contratação de Ayrton Senna. "Eu sou Lewis Hamilton. Quero que você saiba que um dia gostaria muito de dirigir seu carro." Na terça-feira, no Circuito da Catalunha, Hamilton irá pilotar como titular o modelo usado pela McLaren no Mundial deste ano. "É um sonho que se torna realidade. É uma maneira fantástica de terminar o meu melhor ano", disse nesta sexta-feira Lewis Hamilton.

Nos anos 50, seus avós paternos migraram da ilha de Granada, no Caribe, para a Inglaterra. Seu pai, um modesto funcionário da Companhia de Trens Britânica, não poderia, em condições normais, continuar investindo na carreira do filho no automobilismo. Lewis só prosseguiu no esporte porque foi escolhido, por méritos próprios, para integrar o programa de jovens talentos da McLaren. "Desde 1998 Lewis tornou-se importante parte de nossa estratégia de longo prazo e estamos felizes por poder lhe oferecer essa oportunidade", comentou Dennis.

Para chegar na Fórmula 1, Lewis conquistou vários títulos no kart. Depois, em 2003, tornou-se campeão inglês de Fórmula Renault, com 10 vitórias no campeonato e, em 2005, campeão europeu de Fórmula 3, com 15 vitórias, sendo uma delas no GP de Mônaco. Este ano estreou na GP2, última categoria abaixo da Fórmula 1, e já na primeira temporada foi campeão também. Aquele inglês da pequena Stevenage, com 1,74 m de altura, magro e de cor rara nos autódromos passou a chamar a atenção de todos.

"Estou consciente de que a Fórmula 1 será um desafio e de que haverá muita atenção em mim. A equipe, no entanto, me orientou para relaxar, fazer o melhor que posso e aproveitar a chance." Agora será possível ver se ele é mesmo o Tiger Woods das pistas.

F-3 sul-americana

O líder, Luiz Razia, vai largar amanhã em Interlagos, na pole position da penúltima etapa. Se vencer e o vice-líder, Mário Moraes (6º no grid), não passar de 7º, Razia será campeão. Diego Nunes (7º no grid) também disputa o título. Na F-Renault, Douglas Soares é o pole. O campeão, Felipe Lapenna, larga em 2º. Neste domingo, será disputada a última etapa das duas competições.

Voltar ao topo