Justiça marca audiência de conciliação entre indígenas e Ibama

O juiz federal Rony Ferreira, titular da 2ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, determinou, nesta quarta-feira, a realização de uma audiência com representantes do Ibama, Funai, Ministério Público Federal, indígenas e com o proprietário do imóvel que a Funai pretende adquirir em Matelândia, município a 70 km de Foz do Iguaçu.

A audiência, agendada para o dia 18 de outubro, às 13h30 na sede da Justiça Federal em Foz do Iguaçu, visa estabelecer um acordo entre os indígenas e o Ibama e leva em consideração a indicação de que a Funai está disposta a adquirir uma área de terra para os índios acampados no Parque Nacional do Iguaçu, que o proprietário está disposto a transferir a área para a Fundação e que, conforme noticiado pela imprensa, os índios têm interesse na área em questão.

O juiz federal considerou ainda em seu despacho ?a gravidade e a urgência dos fatos, visto que litigam, por um lado, uma comunidade inteira de indígenas em busca da satisfação da legítima aspiração por dignas condições de sobrevivência (a qual, desde muito, lhes vem sendo negada nesta parte do território nacional), e, por outro, o Ibama em defesa do meio ambiente saudável e do maior remanescente de um dos biomas mais importantes do país?.

O Ibama ingressou na Justiça, no dia 3 de outubro, com uma ação de reintegração de posse em relação à área invadida no Parque Nacional do Iguaçu, por 55 índios avá-guarani. Os índios ocuparam a área para reivindicar uma aldeia maior, suficiente para abrigar todas as famílias da tribo.

Voltar ao topo