José Dirceu e atores destacam criação da Escola de Cinema no Paraná

A iniciativa do governo do Paraná de criar a Escola Superior Sul Americana de Cinema, Vídeo e Televisão foi recebida com entusiasmo pela classe artística brasileira e está recebendo elogios de organizações mundiais de formação de artistas e técnicos e também de lideranças políticas do país.

O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, cumprimentou o governador Roberto Requião. ?A escola é uma iniciativa de grande relevância para a integração cultural latino-americana que tanto almejamos?, destacou.

Já o presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Rio de Janeiro, o ator Stepan Nercessian, acrescentou: ?É um motivo de satisfação saber da preocupação do Estado do Paraná para com a formação dos profissionais de artistas e técnicos para cinema e televisão?.

Nercesian disse também que ficou duplamente feliz porque o governo do Estado convidou a atriz Ittala Nandi para coordenador o projeto. ?Italla, além de ser uma das mais importantes e consagradas atrizes dos nossos palcos, é educadora de primeira linha?.

A entidade italiana Fondazione Europea per la Divulgazione dei Valore Umano, através de seu presidente, Craxi Antonio, parabenizou o governador Roberto Requião pela ?criação de uma escola que se propõe a ensinar aos jovens os importantes meios de comunicação, a cultura dos valores humanos, que são os principais fundamentos da educação em todos os campos do saber?.

Características

O projeto da Escola Superior Sul Americana de Cinema, Vídeo e Televisão será coordenado pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). O curso ofertado pela escola pública será de graduação, com carga horária de 2.800 horas, 600 delas dedicadas a estágios e atividades complementares.

Segundo a diretora da FAP, Maria Emília Possani os alunos participarão de festivais nacionais de cinema e de cursos de produção de curta duração ministrados por cineastas brasileiros, como Rui Guerra, já convidado pela faculdade.

Além do curso de graduação em cinema, também serão criados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Faculdade de Artes dois cursos técnicos, um de cinema e outro de teatro. Todos os cursos vão funcionar no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

Prazo

A previsão do governo do Paraná é de abrir inscrições para o primeiro vestibular da escola no primeiro semestre deste ano. No primeiro ano do curso, os alunos já deverão estar produzindo filmes de curta-metragem; no segundo, os de média-metragem; e no terceiro, os de longa-metragem.

Segundo Ittala Nandi, a iniciativa paranaense é inspirada na escola cubana, considerada a melhor de cinema do mundo.?Isso possibilitará uma ponte constante com o mundo e, nesse cenário, a América Latina terá um papel preponderante?, diz a atriz e coordenadora do projeto.

Voltar ao topo