João Paulo tem “uma fibra extraordinária”, diz anestesista

O antigo anestesista do papa, Corrado Mani, afirmou hoje (02) que João Paulo II tem "uma fibra extraordinária" e sua resistência "está surpreendendo os médicos nestas horas". Mani, que atendeu o religioso de 1981 até 1996, disse que o coração de João Paulo II não vai resistir por muito tempo, em vista o último quadro clínico divulgado pelo Vaticano.

"Achava que, dadas as condições descritas ontem (sexta-feira) à tarde, tudo estava praticamente acabado. Mas não foi assim, graças à fortaleza do aparelho cardiovascular do papa", afirmou o anestesista à agência Ansa.

Ele também reconheceu que a resistência do papa "surpreendeu um pouco a todos". "E também a mim, que o conheço bem há muitos anos", completou. As últimas informações oficiais indicam que o papa está em estado grave.

O cardeal alemão Joseph Ratzinger, um dos mais estreitos colaboradores de João Paulo II, afirmou hoje que o papa "está consciente de que está a ponto de passar para as mãos de Deus e me deu a última saudação".

"Vi o Papa junto com outros colaboradores e ele me deu a última saudação e agradeceu pelo trabalho realizado em todos estes anos", afirmou o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Voltar ao topo