Íttala Nandi vai coordenar a Escola Superior de Cinema e TV, em Curitiba

O Paraná está prestes a ser tornar um novo pólo de cinema. Em agosto, será inaugurada a Escola Superior Sul Americana de Cinema e TV – CineTVParaná. Localizada no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais, região Metropolitana de Curitiba, uma área de 100 mil metros quadrados até então utilizada para exposições e feiras de tecnologia, a escola é resultado de investimento audacioso de cerca de R$ 2,5 milhões do governo paranaense e terá coordenação-geral da atriz Íttala Nandi.

Para ela, o desafio foi um presente. "Como tudo na minha vida, o convite para o projeto veio por acaso. Estava em cartaz com a peça "DNA – Nossa Comédia" quando recebi a notícia. No dia seguinte, estava pegando um avião para conhecer o projeto", conta. "As instalações já estão quase concluídas e a parte administrativa também. Além disso, teremos auditório e várias salas de aulas teóricas." Segundo Íttala, a central de produção será a área mais importante da escola. "É onde os alunos vão aprender a fazer cinema em parceria com produtores paranaenses e de outros Estados."

Haverá também um teatro, para apresentações de grupos locais ou de outros pontos do País, um teatro ao ar livre e um circo (a Intrépida Trupe já foi escalada para fazer a primeira apresentação). "Pretendemos fazer parcerias com indústrias paranaenses, que poderão dar seus nomes às salas de aula. Em troca, seus funcionários ganham descontos e ingressos para nossos eventos. É um trabalho de responsabilidade social."

Na quinta-feira (23) será divulgada a data do vestibular no site www.seti.gov.br. Em breve, também serão publicados anúncios em jornais de todo o País. Os testes serão realizados em julho e início de agosto e as aulas começam na segunda semana de agosto. "Para minha agradável surpresa, tudo está correndo com muita agilidade. Espero que o Paraná se torne um centro de excelência na área", prospecta a atriz e professora, que tem experiência na Escola Cubana de Cinema e coordenou por nove anos o curso de artes cênicas da UniverCidade, no Rio.

Ao todo, a primeira turma formada contará com 30 alunos. "Haverá dez vagas reservadas para alunos de fora do Paraná e outros países", diz a coordenadora. Um corpo docente de peso e o tom internacional da escola são outros diferenciais. "Além de trazer professores convidados de toda a América Latina, também estamos focando esforço na escolha de professores muito competentes." Entre os convidados ilustres, Íttala cita o diretor argentino Fernando Solanas e o americano Francis Ford Coppola, com quem ela já trabalhou em Cuba. "Vou convidar o Coppola, que atualmente mora no sul da Itália, onde está construindo um hotel, para participar da inauguração da escola e também para dar cursos", adianta Íttala, que quer ainda firmar convênios com diretores para a produção de longas-metragens utilizando a mão-de-obra da escola. "O Coppolla, por exemplo, tem planos de rodar seu novo filme no Paraná. Quem sabe dê certo."

Para a inauguração, em agosto, Íttala prepara várias programações. Entre elas, uma mostra de cinco longas-metragens, 18 curtas e seis filmes do Cinema Novo. "Há um grande interesse sobre esta escola também fora de Curitiba", justifica a atriz. Na semana passada, Íttala se reuniu com Orlando Senna e Tarso Genro e fechou acordos de cooperação. Destaque para a Mostra de Cinema Latino-Americano, com apoio do Ministério das Relações Exteriores, umas das atrações da inauguração da escola. "Tarso Genro sugeriu que o curso seja um bacharelado e que haja também doutorado. Vamos contar ainda com o apoio do Canal Brasil Internacional. Estou muito satisfeita."

Voltar ao topo