Itamaraty não tem informações sobre brasileiros feridos na Ilha de Bali

O Plantão de Assistência Consular do Itamaraty informou que recebeu 9 pedidos de localização de brasileiros na Ilha de Bali, na Indonésia, onde, no último sábado, três explosões foram provocadas por terroristas. Desses pedidos, 5 pessoas já foram localizadas.

A assessoria afirma que o consulado e outras autoridades brasileiras em Bali não foram informadas até agora de nenhuma vítima brasileira. Continua o trabalho com os quatro pedidos de localização sobre os quais não há resultado ainda. São pedidos muito vagos, dizem os responsáveis pela localização no Itamaraty.

Dão pouca informação sobre a pessoa a ser localizada: dizem apenas, por exemplo, que a pessoa está na Ásia, ou no sudeste asiático. Isso dificulta o trabalho. Não há informação precisa sobre o número total de brasileiros presentes na ilha, onde muitos turistas entram e saem a todo momento.

A partir desta segunda-feira, os pedidos de localização de brasileiros podem ser feitos por meio do telefone da Divisão de Assistência Consular (DAC): (61) 3411-6999, entre 9 e 19 horas. À noite, depois desse horário, os pedidos podem ser feitos pelo telefone da Central de Atendimento do Ministério das Relações Exteriores: (61) 3411-6456. Os pedidos podem ser também encaminhados ao endereço eletrônico dac@mre.gov.br.

A Embaixada do Brasil em Jacarta também presta informações aos interessados pelos telefones (6221) 526-5656. A embaixada pode ser contactada pelo endereço eletrônico embrasil@cbn.net.id. A diferença de fuso horário entre Brasília e Jacarta é de mais 10 (dez) horas.

Em nota, no último sábado, o Ministério das Relações Exteriores informou que "o cônsul brasileiro na ilha está em contato estreito com as autoridades policiais indonésias e com os hospitais locais a fim de identificar e prestar assistência a brasileiros eventualmente vitimados nos atentados".

Por meio da nota, o governo brasileiro condenou os atentados terroristas e manifestou pesar ao governo e à população. "Em consonância com sua vocação pacífica, o Brasil lamenta a perda de vidas e se solidariza com as famílias das vítimas desses atos de barbárie".

Voltar ao topo