Itamar confirma ter desistido do pleito presidencial

O ex-presidente Itamar Franco confirmou hoje que desistiu de ser pré-candidato à Presidência pelo PMDB e vai disputar a indicação do partido ao Senado. Itamar recebeu o apoio do ministro das Comunicações, Hélio Costa, mas poderá ganhar mais um adversário na disputa interna: o ex-governador de Minas, Newton Cardoso, seu ferrenho opositor no diretório estadual da legenda.

Itamar distribuiu uma carta, na qual reclama dos "estranhos rumos" tomados pelo PMDB e classifica a ala contrária à candidatura própria como uma "facção", que pretende que os eleitores acreditem que "o maior partido político do Brasil não pode ter caminho próprio na eleição do mais alto cargo da República para ater-se a situações regionais".

Itamar, que antes de lançar-se pré-candidato presidencial, descartava a possibilidade de entrar na disputa interna para o Senado, disse que levará seu nome à convenção estadual, prevista para junho. O ex-prefeito de Juiz de Fora, Tarcísio Delgado, decidiu desistir em seu favor, mas o ex-deputado federal e ex-prefeito de Uberlândia, Zaire Resende, já anunciou quem mantém a candidatura mesmo com Itamar no páreo.

Agora é Newton Cardoso quem sinaliza com a pré-candidatura. Ontem, o ex-governador fez circular a informação que uma pesquisa interna indica que ele é o favorito para a disputa. Itamar desdenhou e disse que torce para que ele concorra à indicação do partido. "Porque, de uma vez por todas, nós vamos acabar com essa troca de agressões", disse.

O presidente do diretório estadual do PT, Nilmário Miranda, provável candidato do partido, já convidou o vice-presidente da República, José Alencar, para concorrer ao Senado com o apoio da legenda. Mas os petistas não fecharam as portas para Itamar. A intenção é que mesmo que ele confirme o apoio a Aécio no plano estadual, peça votos para o presidente Lula na eleição presidencial.

Voltar ao topo