Itaipu vai usar pregão eletrônico do BB

A Itaipu Binacional assinou ontem um acordo de cooperação técnica com o Banco do Brasil para a utilização do sistema de licitações eletrônicas (Licitações-e). O serviço vai operacionalizar as compras de bens, materiais e serviços no mercado brasileiro, e gerar uma economia de 10% do valor de comercializações da empresa. No ano passado as licitações da Itaipu Binacional chegaram a US$ 59 milhões.

De acordo com a diretora financeira executiva da Itaipu, Gleisi Hoffmann só com implantação do sistema a empresa iria gastar US$ 1 milhão. “Com essa parceria com o banco, que acontece de forma gratuita, ganharemos agilidade e economia no prazo das licitações”, disse Gleisi. Um processo que atualmente consome 230 dias, deverá ser concluído em 85 dias. As tomadas de preços também serão agilizadas em 55% e as coletas de preços em 30%.

Outra vantagem do pregão eletrônico, salienta a diretora, será democratizar as operações da empresa. “O processo de compras pela internet democratizará o acesso às empresas que queiram trabalhar com a Itaipu, com total transparência de ação”, diz.

O sistema de pregão eletrônico começa a ser utilizado a partir do dia dez deste mês. Em uma segunda etapa, o sistema será ampliado para as licitações do mercado paraguaio. O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek afirma que com isso a empresa e o banco estarão trabalhando para fortalecer o Mercosul.

Voltar ao topo